SUCESSO NA PESCARIA

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER

Para quem não sabe o líder em uma pescaria é de extrema importância.
Por exemplo, na pescaria de Tucunarés com iscas artificiais, o uso do líder é indispensável. O líder é uma parte de linha de fluorocarbono unida, por meio de um nó, à linha principal da carretilha que pode ser de monofilamento de Nylon ou de multifilamento de Spectra.
Mas para que serve uma parte de linha unida a outra linha? Para que usar líder?
Como citamos em outros exemplos, na pescaria também é muito importante um líder para estar à frente de tudo, suportando a pressão do embate com os peixes. Em resumo: um líder de fluorocarbono está lá é para “aguentar o tranco”. Isso porque, o líder, por ser fabricado em fluorocarbono,  é um material que tem grande resistência a abrasão, ou seja, ele  resiste ao atrito, seja ele provocado por galhos, troncos submersos, pedras, ou qualquer outro obstáculo no fundo de uma represa ou rio que o peixe procura para se livrar da isca.

Como unir o líder à linha da carretilha?

Esse é um passo considerado por muitos pescadores como um verdadeiro obstáculo. Na verdade, às vezes, vemos alguns pescadores darem “nós mirabolantes” para unir a linha da carretilha à linha líder. Isso até assusta, mas na verdade, existem nós extremamente fáceis de executar e que tem grande eficiência. Eu vou recomendar, em princípio, o nó All Bright. Esse nó é extremamente seguro e completamente fácil de executar. Veja pela figura. Basta você fazer um “laço” na linha líder, passar a linha da carretilha (seja multifilamento ou monofilamento) por baixo pelo meio do laço por mais ou menos 5 cm, e voltar com essa mesma linha dando voltas ao redor do laço feito pelo líder. São necessárias pelo menos seis voltas ao redor do líder. Após isso, o pescador deverá voltar a linha por onde ela entrou no laço no começo da operação. Mas nessa parte você deverá passar a linha de volta sempre de cima para baixo, ou seja, o contrário de quando você começou o nó, que dessa vez foi debaixo para cima. Pronto! Agora é só lubrificar com um pouco de água e puxar as linhas que irão apertar uma sobre a outra formando o nó. (O pescador também poderá ver no site www.youtube.com vários vídeos da montagem do nó AllBright).

Outros motivos para usar líder em sua pescaria.

Voltando à pescaria de Tucunarés, o líder tem outra função além da resistência à abrasão já citada. O líder de fluorocarbono torna-se praticamente invisível dentro d’água, dando muito mais naturalidade a isca artificial que vem trabalhando por meio dele. Posso citar também que o líder possui pouca elasticidade, de maneira que faz com que as iscas artificiais nadem com maior eficiência.

Aqui nós falamos apenas do líder para pesca do Tucunaré, mas também existem líderes feitos para pesca de outras espécies como Dourados, Trairás. Mas isso é uma outra história que vamos falar posteriormente.

Tamanho e bitola do líder.

Já vi muitos pescadores usarem líder com 2 ou até 3 metros de comprimento. Na minha humilde opinião o tamanho ideal para líder varia de acordo com o tamanho da vara. Eu faço da seguinte maneira. Primeiro eu monto o conjunto vara e carretilha, passo a linha da carretilha pelos passadores da vara, daí faço o nó para unir a linha da carretilha ao líder (este sem ser cortado do carretel). Posteriormente eu vou enrolando as linhas já unidas até o líder ficar aproximadamente a um palmo (por volta de 20 cm) da carretilha. Nunca deixar o líder enrolar no carretel da carretilha. Já na outra extremidade, ou seja, na ponta da vara você deixa de novo um palmo (por volta de 20 cm) de linha líder sobrando e corta o líder. Pronto, agora é só amarrar o snap e você está pronto para pescar.

Para pescarias de Dourado e Traíra, principalmente do primeiro peixe citado, é necessário o uso de um empate de aço de boa libragem, com um girador em uma extremidade onde será amarrado a linha líder e um snap na outra extremidade. 

- Bitola de líder para Tucunarés do Sudeste - de 0,30 a 0,42
- Bitola para líder para Tucunarés do Centro Oeste (Serra da Mesa - Lago do Peixe) - de 0,47 a 0,52
- Bitola para líder para Tucunarés Açus (Amazônia) - acima de 0,60.

- Bitola de líder para Traíras do Sudeste - de 0,30 a 0,42
- Bitola para líder para Trairões (Amazônia) - acima de 0,60.

- Bitola de líder para Dourados do Sudeste - de 0,60 a 0,70
- Bitola para líder para Dourados da Argentina - de 0,70 a 0,80.

Boas pescarias a todos! E nunca se esqueçam! Para garantir o sucesso em suas pescarias pratique sempre o Pesque e Solte. Lidere essa ideia. Só assim você estará investindo no sucesso de suas futuras pescarias!

Forte abraço!

Matéria do Gonzaga da Martinelli

Para comprar

https://www.ocantinhodopescador.com.br/c-791900-MARINE-SPORTS